Mudança de carreira: Será uma decisão acertada?

Contemplando uma Mudança de Carreira? Considere Essas Perguntas

Pode ser que você tenha cogitado fazer uma mudança de carreira por um tempo. Talvez o trabalho remoto tenha te feito questionar outras opções de carreira. Ou, quem sabe, o título deste artigo te fez refletir sobre uma revolução na sua vida profissional. Seja qual for o motivo, é essencial que você tome uma decisão ponderada. Afinal, embarcar em uma nova carreira em momentos de incertezas exige um planejamento cuidadoso.

Existem diversas variáveis a serem levadas em consideração em uma transição de carreira como finanças, desafios pessoais, estresse, estabilidade e expectativa de durabilidade da nova profissão. Para te ajudar nesse processo, confira algumas perguntas que podem elucidar a decisão de fazer uma mudança de carreira.

Sua decisão é motivada por desespero?

Em um mundo pós-pandemia, até mesmo a pessoa mais resiliente pode tomar decisões precipitadas. Com níveis de estresse mais altos do que nunca, é comum que ações sejam tomadas sem que todas as opções sejam exploradas. As emoções não podem ser as únicas a guiar uma decisão tão importante quanto uma transição de carreira, é preciso ter também razões lógicas e racionais. Nesse sentido, fazer uma lista pode te ajudar a identificar seus motivos, determinando quais são puramente emocionais e quais têm uma base racional.

Por que você quer mudar de carreira?

Escavar fundo e procurar a resposta para essa pergunta é fundamental. Tente anotar seus pensamentos sobre por que você deseja fazer uma mudança de carreira, independente do seu estado de humor. Afinal, qualquer mudança de carreira precisa agregar valor a longo prazo, não apenas ser uma resposta ocasional baseada em um estado emocional momentâneo.

O que você espera de uma nova carreira?

Muitas vezes é mais fácil determinar o que você não quer do que o que realmente deseja. Liste as coisas que você não gostaria de ter em sua nova carreira, isso abrirá espaço para você concentrar-se no que realmente importa. Avalie tanto metas abrangentes como a vontade de causar um grande impacto na sociedade, como particulares, como buscar uma carreira que exija mais de suas habilidades de liderança. Objetivos gerais ajudam a explorar áreas de carreira. As especificidades ajudam a refinar as opções.

Como você vai financiar a fase de transição?

A transição de carreira não oferece garantia de estabilidade financeira, especialmente em tempos de pandemia. Uma mudança de emprego pode resultar na diminuição do salário ou interrupção temporária da renda. É preciso estar preparado para imprevistos. Além disso, vale a pena considerar os benefícios além do salário, como plano de saúde, vale-refeição, e despesas(relevantes) no home office. Todos esses aspectos, se não forem cobertos pelo novo empregador, podem impactar seu orçamento. Repense seu padrão de vida, leve em conta as despesas emergenciais, e analise se pode arcar com possíveis instabilidades financeiras.

Esperamos que essas perguntas lhe auxiliem nessa jornada complexa que é mudar de carreira. Lembre-se, ponderar racionalmente todos os prós e contras, antes de dar o passo inicial, é vital para obter sucesso na sua nova jornada profissional.