Como funciona uma franquia e o que é?

Decifrar o mundo das franquias: o que é e como funciona?

É comum surgirem questionamentos sobre o conceito e operacionalização de uma franquia. Será que é interessante abrir uma franquia? Como é definida a aquisição da marca? Reunimos diversas considerações sobre esse tema para elucidar possíveis dúvidas. Acompanhe!

Entendendo uma franquia

Essencialmente, uma franquia é um modelo empresarial baseado na licensa de marca e métodos por um detentor (o franqueador) a um terceiro (o franqueado). O franqueado é autorizado a operar um negócio, distribuir produtos ou serviços sob a chancela da marca do franqueador por um determinado período mediante pagamento de uma taxa.

Benefícios de abrir uma franquia – vale a pena?

Comprehende-se agora o conceito de franquia. Contudo, qual seria a vantagem de adquirir uma? Aqui vão alguns estímulos positivos para o franqueado.

  • Tem a chance de ser dono do próprio negócio, onde o retorno financeiro é proporcional à sua dedicação;
  • Entrar no mercado com uma marca já consolidada e experimentada;
  • O franqueado recebe auxílio na localização adequada para o negócio, reduzindo o risco de insucesso;
  • O franqueador habitualmente oferece proseguimento de suporte, instrução e experiência;
  • A aquisição de uma franquia costuma sair mais em conta do que criar uma empresa do zero;
  • Os produtos comercializados são obtidos por um preço menor, já que o franqueador tem acesso à descontos por grande volume de compra.

Tais fatores colaboraram para o crescimento exponencial do setor no Brasil, com marcas populares como O Boticário, Cacau Show e Mcdonald’s.

Aspectos relevantes antes de investir numa franquia

Embora as atrações sejam significativas, algumas questões devem ser consideradas antes de se tornar um franqueado:

  • O franqueador pode determinar restrições operacionais;
  • A necessidade de obedecer integralmente ao acordo de franquia;
  • O pagamento continuar para o franqueador, especialmente relevante para negócios em fase inicial;
  • Pagamento antecipado, sem garantia de êxito e sem chance de resgate;
  • Uma eventual falência do franqueador

Todo negócio envolve riscos. Por isso, a due diligence é fundamental para reduzir esses riscos. Assim, é essencial investigar a fundo todas as informações relevantes sobre a franquia de seu interesse e, se possível, verificar com outros franqueados suas experiências.

Para mais auxílio, a Lei das Franquias, regulamentada pela legislação brasileira, oferece proteção legal aos franqueados e impõe obrigações para os franqueadores, como por exemplo divulgações financeiras, além de conceder um prazo de 14 dias para o franqueado desistir do contrato.

A escolha de uma franquia vai além de mero processo comercial. Trata-se de um compromisso que deve ser assumido com consciência e segurança, tendo em vista não somente o investimento envolvido, mas todo o esforço desprendido para o sucesso do negócio.