8 conselhos para iniciar uma franquia em 2023

Por que optar pela abertura de uma franquia?

Ser um franqueado é como dar a largada em um empreendimento próprio, porém com a vantagem de possuir conhecimento acerca da marca e de seu modus operandi incorporado. Sendo uma filial de uma empresa maior, possuir um público de clientes já existente é um benefício adicional. Contudo, existem despesas e obstáculos inesperados que devem ser resolvidos antes do início das atividades. Este texto visa elucidar tudo que é necessário para tornar-se um franqueado ainda este ano.

Benefícios de se abrir uma franquia

Abrir uma franquia envolve a vantagem de começar um negócio com uma marca já reconhecida, além de processos e planos já estabelecidos. De muitas maneiras, grande parte do trabalho já está feita para você ao escolher uma franquia. Contudo, isso não significa que abrir uma franquia seja tarefa fácil.

Como franqueado, é necessário pagar uma porcentagem dos lucros ao franqueador, o que resulta na adição de mais custos àquilo que foram suas projeções orçamentárias iniciais. Além disso, abrir uma franquia também significa seguir padrões de uma determinada marca, os quais não podem ser alterados.

O processo de abrir uma franquia em 8 etapas

Ao decidir abrir uma franquia, existem várias etapas a serem seguidas.

De escolher a franquia ideal à obtenção de licenças e de garantir espaço adequado, todo o processo deve ser planejado antecipadamente para alinhar-se aos padrões exigidos pelo franqueador. Confira o passo a passo como obter uma franquia:

1. Pesquisa de franquias

Existem inúmeras oportunidades de franquias disponíveis em diversos sites. Alguns pontos importantes a serem considerados ao escolher uma franquia incluem:

* Taxas da indústria de escolha;
* Capital líquido exigido;
* Receita média mensal/anual;
* Taxas de royalties;
* Taxas de marketing;
* Outras taxas/custos.

2. Avaliação das oportunidades

Antes de se iniciar uma franquia, é importante garantir que não exista outra na mesma área em que se pretende atuar. Embora alguns negócios possam existir em toda uma cidade, é ideal que não haja competição direta que possa afetar o desempenho da franquia.

3. Avaliação de custos

Ao ponderar abrir uma franquia, é necessário ter ciência de todos os custos que são necessários, incluindo o pagamento de um royalty anual ao franqueador. Outros custos incluem viagens, treinamentos fornecidos pela empresa e o pagamento de impostos locais.

4. Elaboração de um plano de negócios

Apesar de grande parte do negócio já estar definido pela empresa mãe, o franqueado é responsável pelos aspectos mais relevantes da filial. Essa fase envolve a elaboração de um plano que explique por que o franqueado seria um forte administrador do empreendimento, bem como elucidar o entendimento da comunidade que pretende atender.

5. Obtenção do contrato de licença de franquia

O franqueador fornece um contrato que deve ser minuciosamente lido antes de ser assinado pelo franqueado. Este contrato contém todos os padrões esperados a serem seguidos tanto na localidade quanto na gestão do empreendimento.

6. Formação de uma entidade de negócios

Depois de elaborado o plano de negócios, é necessário formar uma entidade comercial, tendo em vista que os franqueadores exigem diferentes estruturas comerciais com base em sua estrutura geral.

7. Escolha do primeiro espaço comercial

Com a parte comercial do empreendimento pronta para ser posta em prática, é a hora de prover uma sede para o negócio. O franqueador provavelmente possui diretrizes sobre o tipo de espaço exigido, incluindo o tamanho e a configuração do local.

8. Contratação de funcionários

Finalizados os acordos necessários e com a localização definida, o passo seguinte é iniciar a busca por funcionários. Os franqueadores geralmente já possuem descrições de vagas e títulos previamente elaborados, o que simplifica a procura por funcionários qualificados.

Conclusão

Iniciar um negócio de franquia pode ser tão desafiador quanto abrir um negócio a partir do zero. Entretanto, o apoio de um franqueador permite ao franqueado se concentrar nos aspectos mais importantes do negócio, considerando que o quadro geral já está estabelecido.