Orientações objetivas para dar os primeiros passos nos investimentos em bolsa de valores
Se a sua intenção é dar os primeiros passos em direção aos investimentos na bolsa de valores, saiba que algumas diretrizes fundamentais podem te auxiliar a esquivar de potenciais empecilhos. Desvendar o seu próprio perfil de investidor é crucial para escolher quais opções de investimentos são mais adequadas ao seu caso. Caso já tenha feito isso e esteja desejoso por investir na bolsa de valores, siga conosco pelas dicas que otimizarão seus resultados. Tenha uma boa leitura!
Como começar a investir na bolsa de valores: 5 dicas essenciais
1. Defina a sua estratégia de investimento
O primeiro aspecto a se considerar sobre como começar a investir na bolsa de valores é a escolha de sua estratégia de investimento. Alguns investidores decidem por comprar ações individuais, enquanto outros escolhem uma estratégia menos participativa.
Qual das seguintes descrições melhor condiz com seu perfil?
- Sou alguém analítico e prefiro lidar com números e pesquisas;
- Não curto matemática e não planejo dedicar tempo a muita “lição de casa”;
- Tenho bastante tempo semanal para aplicar aos investimentos na bolsa de valores;
- Interesso-me por ler sobre as diversas empresas as quais posso investir, mas não planejo mergulhar em detalhes matemáticos;
- Sou um profissional que já tem uma agenda cheia e não tenho tempo para aprender a analisar ações.
A boa notícia é que qualquer pessoa que se identifique com as descrições acima tem grande potencial para tornar-se um investidor do mercado de ações. O que muda, no entanto, é o método de investimento.
2. Determine a quantia a ser investida em ações
Não devemos investir em ações o dinheiro que possa vir a ser necessário em um horizonte de cinco anos. O mercado de ações é imprevisível no curto prazo, apesar de apresentar tendência de alta no longo prazo. Por isso, defina qual objetivo deseja atingir com o investimento, baseando-se em exemplos como:
- Fundos de emergência;
- Dinheiro poupado para o próximo pagamento de mensalidade do filho;
- Fundo para férias do próximo ano;
- Dinheiro juntado para dar entrada em uma casa nos próximos anos.
3. Abra uma conta de corretagem
Os conselhos sobre investimento na bolsa de valores não são de grande utilidade caso você não possua um meio de efetivamente começar a investir. Para isso, você precisará de uma conta de corretagem, oferecida por empresas como XP Investimentos, Nubank entre outras. Abrir uma dessas contas é um processo rápido e indolor de poucos minutos. A movimentação financeira destas contas é feita normalmente via transferência bancária.
4. Selecionar as ações para investir
Agora que o caminho para comprar ações foi desbravado, confira cinco excelentes opções de ações para começar. Não podemos abordar tudo que você deve considerar ao selecionar e analisar ações no espaço de alguns parágrafos, mas aqui estão os conceitos mais importantes de serem dominados:
- Diversifique seu portifólio;
- Invista apenas nas empresas que você compreende;
- Evite ações de alta volatilidade até que você adquira confiança ao investir;
- Sempre evite as ações de centavos;
- Entenda as métricas e conceitos básicos para avaliar ações.
5. Continue investindo
O segredo para obter excelentes retornos é investir o dinheiro em ações de grandes empresas a preços justos e manter as ações enquanto essas empresas mantiverem seu nível de desempenho. Caso siga essa orientação, encontrará volatilidades pelo caminho, mas ao longo do tempo acumulará excelentes retornos de investimento. Com essas dicas, você estará muito mais preparado para começar a investir e conseguir os melhores resultados possíveis.